Nascido em Belo Horizonte em 04/03/1941, filho de José Elias Lasmar e Conceição Pace Lasmar. Fez o curso ginasial no Colégio Loyola, em Belo Horizonte. Casou com Lavinia Campos Lasmar em 14/09/1970, com quem teve 3 filhos: Rodrigo Campos Pace Lasmar(médico ortopedista), Rachel Campos Lasmar e Eduardo Campos Lasmar(Advogado). Em toda sua infância e adolescência acompanhava de perto as atividades do seu pai, também medico, de quem teve uma grande influência, na vontade de fazer medicina. Aprovado no vestibular de medicina em 1961 na Universidade Federal de Juiz de fora MG, tendo sido graduado pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais em 1966. Assim que formou, frequentou a enfermaria de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, e pelo seu grande desejo de conciliar a medicina com o esporte desde adolescente, passou a se dedicar também a medicina do esporte. Foi bolsista de ortopedia e traumatologia no período 1967/1968 no Hospital das Clinicas da USP, quando era comandado pelos queridos Prof. Flavio Pires de Camargo e Prof. Manlio Mario Napoli, e tendo como preceptor o Prof. Dr. Ronaldo Jorge Azze de quem tem profunda amizade até hoje. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho em reunião ocorrida em 17/06/1983 no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo onde ocorreu o 1º Simpósio da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, tendo como convidado internacional o Dr. James Andrews, e em cuja reunião foi eleita a 1ª Diretoria tendo sido escolhido para Presidente o Prof. Dr. Marco Amatuzzi, e para vice Presidente o Prof. Dr. Gilberto Luis Camanho. Para participar da Diretoria, representando a região Sul o Prof. Dr. Luiz Roberto Stigler Marczyk de Porto Alegre, para a região Centro o Dr. Neylor Pace Lasmar e para a região Norte e Nordeste o Dr. Luiz Carlos Menezes da Bahia. Esta reunião foi presidida pelo Prof. Dr. Gilberto Luis Camanho que pela sua competência e simpatia contagiou a todos, vindo futuramente a ser o 2º Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Foi eleito Presidente da SBCJ para a Gestão 1991 a 1993. Foi Presidente dos Congressos Brasileiros de Cirurgia do Joelho em 1984, quando teve como seu principal convidado o Prof. Dr. James Nicholas, de Nova York, e em 1995 ocorridos em Belo Horizonte, que teve como convidados o Prof. Freddie Fu, e Prof. Barton Nisonson. Iniciou sua carreira acadêmica como Prof. auxiliar de ortopedia, Prof. assistente de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais. Foi aprovado no concurso para Professor Titular de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Medicas de MG em 1994, estando no cargo até 2022. O Prof. Neylor foi escolhido para o cargo de Diretor Geral da Faculdade de Ciências Medicas de MG no de 2014 a 2018.
Em 1979 foi Fellow do “Institute of Sports Medicine and Atlhetic Trauma, Lenox Hospital, Nova York, no serviço do Prof. James Nicholas. Foi também Fellowship da American Sports Medicine Institute, Birmingham, Alabama, no serviço do Prof. James Andrews em fevereiro de 1988. Em 1993 frequentou durante 1 mês serviço do Prof. Frank Noyes em Cincinnati.
Foi Presidente do Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 2011 no Rio de Janeiro.
Dr. Neylor foi Presidente da SBOT, no período de 2004 até 2005.
Foi Presidente de Honra dos Congressos Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2012 em Vitoria e 2016 em Belo Horizonte. Recebeu o “Premio Notáveis da Ortopedia” durante o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2016 em Belo Horizonte.
Autor do Livro: “MEDICINA DO ESPORTE”, tendo como co-autores Gilberto Luis Camanho e Rodrigo Campos Pace Lasmar.. Foi escolhido Diretor da FELUMA de 2021 a 2024. É Membro Titular da SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte(SBRATE), International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sports Medicine (ISAKOS).
Chefe do Departamento Médico do Cruzeiro Esporte Clube de 1968 a 1975. Em 1975 foi convidado pelo Clube Atlético Mineiro para ser Diretor Médico exercendo o cargo até 2002, tendo sido substituído pelo seu filho, Rodrigo Campos Pace Lasmar, que é desde 2002 Diretor Médico do Clube Atlético Mineiro e da Seleção Brasileira de Futebol que completou 20 anos nesses cargos, tendo sido um dos médicos da Seleção Brasileira Campeã do Mundo na Copa do Mundo no Japão/Corréa. Foi Chefe do departamento médico da Seleção Brasileira de Futebol no Mundialito do Uruguai em 1980, e também nas Copas do Mundo de 1982 na Espanha e 1986 no México, cuja seleções foram inesquecíveis.
Foi escolhido Grande Benemérito do Clube Atlético Mineiro, sua grande paixão no Esporte, por unanimidade do Conselheiro Deliberativo.
Dr. Neylor se dedicou intensamente na ortopedia e na medicina do esporte, construindo sua carreira nesses dois pilares, participando até hoje dessas atividades.