Nasceu no Rio de Janeiro em 08 de maio de 1958, filho de José Barretto Filho e Walkirya Barretto. Formou-se pela Universidade Federal Fluminense em 1983, onde, em janeiro de 1984, iniciou seu treinamento em ortopedia e traumatologia no Hospital Universitário Antonio Pedro, da referida Universidade. Sua Residência terminou em dezembro de 1985, sendo este o ultimo ano em que as Residências em ortopedia e traumatologia teriam duração de apenas dois anos. Assim, prestou exame para obtenção do título de especialista junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em janeiro de 1986.
Ainda no início de 1986 foi aprovado em dois concursos públicos: para ortopedista do hospital do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ) e para oficial médico do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro. No hospital deste ultimo, começou a praticar intensamente a especialidade de cirurgia do joelho, devido à grande incidência de lesões traumáticas desta articulação entre militares do serviço ativo.
Buscando se aprofundar na especialidade, em maio de 1987 foi fazer estágio no Serviço do Prof. Luis Roberto Stigler Marczyk, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Seguindo posteriormente para dois estágios internacionais nos Estados Unidos da América, com o Dr. Lonnie Paulos em Salt Lake City e com Dr. Citrijan Ranawat no ‘Hospital for Special Surgery’ em Nova York.
Em 1990 foi aprovado em concurso publico para professor assistente na disciplina de ortopedia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), então chefiada pelo Prof. Titular Carlos Giesta. Ocupou esta posição por apenas dois anos quando, em 1992, foi convidado, pelo Dr. Lúcio Glauco Pinto, para criar grupo de cirurgia de joelho no Serviço de ortopedia do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Na ocasião, além de criar o referido grupo, desenvolveu também programa de Residência médica em ortopedia, credenciado pela SBOT, onde teve oportunidade de formar novos ortopedistas ao longo dos 21 de duração do programa. Assumiu a chefia do Serviço de ortopedia com a aposentadoria do Dr. Lúcio Glauco Pinto em 1996, cargo que exerceu até o lamentável fechamento do hospital devido à impropriedades administrativas de Provedorias que deveriam zelar pela saúde e perpetuação do importante trabalho que se fazia naquela Instituição. Vale lembrar que nesse período também desenvolveu, de maneira pioneira em nosso estado, programa anual de treinamento em cirurgia do joelho que viria, no futuro, como veremos mais adiante, se tornar pré requisito obrigatório para obtenção de título da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).
Com relação à participações em sociedades médicas, em 1996 foi eleito presidente da regional carioca da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Na ocasião o mandato era de dois anos após os quais foi convidado para integrar a comissão de ensino e treinamento (CET) da SBOT, onde trabalhou por quatro anos. Em 2000 assumiu a presidência do comitê de traumatologia desportiva da SBOT, formalizando o referido comitê com diretoria estruturada que viria se tornar a Sociedade Brasileira de Traumatologia Esportiva ( SBRATE ) poucos anos depois. À frente do então comitê realizou, em 2001, o primeiro congresso brasileiro da especialidade no Rio de Janeiro, com participação de mais de 500 congressistas. Em 2005 foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho onde criou o sistema de provas para ingressar como titular nesta prestigiosa Sociedade. Até então seu ingresso era realizado por indicação de dois sócios, método que funcionou bem durante nos primeiros anos mas que já não se aplicava à realidade de então. Na sua gestão foi adquirido imóvel, em área nobre da cidade de São Paulo, onde até hoje funciona a sede da SBCJ.
Em 2013 ingressou na comissão de educação continuada da SBOT, tendo sido seu presidente durante três anos. Em 2014 foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para assumir no ano de 2017, realizando o congresso anual da SBOT na cidade de Goiânia.
Em 2014 foi convidado para trabalhar no Instituto Nacional de Traumato Ortopedia Jamil Haddad( INTO ), onde permaneceu por quatro anos, ocupando o cargo de chefe do centro de atenção em cirugia do joelho e da Divisão de Traumato Ortopedia ( DITRO )
Os estudos em nível de pós graduação se iniciaram pelo mestrado em ortopedia, realizado na Universidade Federal do Rio de janeiro, sendo defendido em 1995 com a tese ‘Artroscopia do joelho sob anestesia local e sedação do paciente: possibilidades diagnósticas e cirúrgicas’. Seu doutorado em ortopedia foi na Universidade de São Paulo ( USP ), concluído em 2000 quando defendeu a tese ‘Avaliação mecânica da fixação por interferência de tendões ísquio tibiais e do ligamento patelar nas reconstruções do ligamento cruzado anterior’. Em 2004 cursou MBA Executivo em Saúde no instituto COPPEAD, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ onde a monografia de conclusão de curso foi ‘Modelo verticalizado de artroplastias do quadril e joelho em centro de alta complexidade’.
Em 2019 foi convidado para trabalhar na Clínica São Vicente da Gávea – Rede D’or São Luiz – onde atualmente ocupa a função de coordenador científico da ortopedia.
Casado desde 1997 com Monica Hadler de Aquino Schaum, têm uma filha, Nina Schaum Barretto.