Fundador | Sergio Luiz Checchia

srgio-luiz-checchia
Sergio Luiz Checchia

Nascido em 8 de maio de 1952, em São Paulo, capital, onde sempre residiu.
Casado com Mônica Piloto Santos Checchia, médica pediatra, em 1982 e teve dois filhos, Caio e Marcelo, sendo que o primeiro seguiu a carreira médica-ortopédica.

Formado em 1976 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Cursou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Dep. de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo de 1977 a 1980, sendo qua na época era obrigatório que o primeiro ano fosse no Departamento de Cirurgia Geral.

Após a Residência Médica, permaneceu por 3 anos como assistente do Departamento, tendo por obrigações, período integral, chefia de grupos de Ortopedia Geral e chefia de plantões.

Afastou-se do serviço e, em 1986, foi novamente integrado ao serviço como assistente.

Em julho de 1987 foi criado, pelo Prof. Waldemar de Carvalho Pinto, o Grupo de Ombro, tendo como chefe o Prof. Roberto A. de Lima Santin, sendo, a partir de 1988, chefiado pelo Prof. Sergio L. Checchia até o ano de 2008, quando transmitiu a chefia ao Prof. Alberto N. Miyazaki, passando então a Coordenador Acadêmico do Grupo.

Obteve seu Doutorado em Ortopedia no ano de 1995 com a tese “Fratura-luxação posterior permanente do ombro: avaliação de resultados do tratamento e proposta de classificação”.

Fez seu primeiro estágio fora do país em 1988, com o Prof. Charles A. Rockwood e após isto visitou inúmeros outros nomes expoentes na Cirurgia do Ombro como: Louis U. Bigliani, Stephen Snyder, Felix Savoie, Gilles Walch, Laurant Lafosse e outros.

Em 1988 foi fundador, com outros colegas, do, na época, chamado de Comitê Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo; fundação esta que ocorreu em Brasília, durante o CBOT. Em 1995 – 1996 foi Presidente deste Comitê, sendo que em 1996 foi organizador e Presidente do 1º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

A partir de 1999 foi integrado ao Corpo Editorial de revista Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e neste mesmo ano ao Corpo editorial do “Journal of Shoulder and Elbow Surgery”, como editor para a América do Sul.

Durante a década de 1990 até a década de 2010 participou de inúmeros eventos como palestrante, professor convidado e apresentador de temas livres no Brasil e em vários países da América do Sul, do Norte, Europa e Japão, tornando-se Membro Honorário da Sociedade Venezuelana de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, Membro Correspondente Associação Argentina de Ortopedia e Traumatologia, Membro Honorário da Sociedade Argentina de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, Membro Honorário da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do Uruguai, Membro Correspondente da “American Academy of Orthopaedic Surgeons”, Membro Correspondente da “Arthroscopy Association of North America” e Membro Correspondente da “American Shoulder end Elbow Society”.

Foi convidado a participar, como professor estrangeiro e por duas vezes, do Congresso Americano de Ortopedia e Traumatologia (AAOS), por duas vezes do Congresso Bi-anual aberto da Sociedade Americana de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (ASES) e, em 2015, do Congresso Japão-Coréia do Sul.

Foi diretor do “Board of Trustees of International Shoulder and Elbow Surgeons” de 2004 a 2010.

Publicou vários capítulos de livros no Brasil e, alguns, nos Estados Unidos da América; publicou também mais de 90 trabalhos nacionais e 14 internacionais.

Atualmente é Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, eleito em 2018, com gestão até o final de 2023.